
ASCLÉPIO
Domínios: Medicina, Cura
Animais: Serpente; Cabra, Galos, Cão
Plantas: Ervas (de cura)
Símbolos: Bastão envolto por uma serpente
Ofertas: Olíbano, presentes votivos de argila, louro, azeitona, folhas de carvalho, anéis de latão, ofertas em ouro e prata, sandálias
Epítetos: Iatros (curador, médico), Epius (calmante), Philolaos (amigo das pessoas), Arkhagetas (fundador), Kyros (autoridade suprema), Paidos (garoto), Kotyleos (dos quadris), Aulonios (de Aulon, vale da Messênia), Kaousiuos (de Caus, na Arcádia), Lebenaios (de Lebene, em Creta), Trikkaios (de Trikka, na Tessália), Paean (o curador), Aigyptios (Egípcio)
Festivais: Asklepiain (8 Elaphebolion), Epidauriain (Boedromion)
Hino Homérico XVI - A Asclépio
Começo a cantar para Asclépio, filho de Apolo e curador das doenças. Nos prados de Dotian da justa Coronis, a filha do Rei Flégias, te deu a luz, uma grande alegria aos homens, um alívio para as cruéis dores e aflições. E então te saúdo, deus: na minha canção eu faço uma prece a ti!
(tradução da Alexandra)
Peã Eritreu a Asclépio
Cantai, jovens, o peã famoso por sua perícia, filho de Leto, deus que atira longe -iê Peã!-,
Que gerou grande alegria aos mortais unindo-se em amor com Corônis na terra de Flégias-iê Peã!-, Asclépio, famosíssima divindade-iê Peã!
De quem por sua vez foram gerados Mácaon,Podalírio e Íaso-iê Peã !-, e Aigla de belos olhos e Panacéia, filhas de Epione, com a pura Higiéia de vasta fama-iê Peaã!-, Asclépio famosíssima divindade-iê Peã !-,
Eu te saúdo: Vem com indulgência à nossa cidade com o seu amplo local de dança –iê Peã!-, concede que vejamos felizes a estimada luz do sol com a pura Higiéia de vasta fama –iê Peã !-, Asclépio, famosíssima divindade –iê Peã !
(Furley-Bremer, 2001, vol.2,161s, tradução de José M.Macedo, enviada por Antonio)
Peã Matinal a Asclépio
Acorda, Peã Asclépio, senhor dos povos, filho de terno coração do rebento de Leto e da augusta Corônis. Sacode o sono dos teus olhos, escuta a prece dos teus devotos, que em júbilo suplicam, ó Asclépio de terno coração, pela tua força primeira: a saúde. Acorda e, com prazer, dá ouvidos a teu hino, ó Peã!
(Hino matinal a Asclépio, contido na mesma lápide (hoje em Kassel Alemanha) na qual se acha inscrito o peã a Higiéia de Arífron. Trata-se aqui de uma prece matutina - talvez a primeira do dia - na qual se roga ao deus que desperte e dê atenção ao canto dos fiéis. De Dittenberger e Kaibel IG III.1,171 (1878) - Epigrammata Graeca, 1027(1878). Tradução José.M.Macedo. Enviado por Antonio.)